Atualmente o método Pilates é reconhecido e praticado mundialmente e todos reconhecem seu criador, Joseph Pilates, mas poucos sabem  a influência de uma figura fundamental no Método.

Hoje vamos homenagear aquela que foi a grande companheira e amiga de Joseph Pilates e, também, a responsável por registrar, fidedignamente, todo este Método incrível que o senhor Joe criou e é praticado, até os dias atuais, em todo o mundo: Anna Klara Zeuner, mais conhecida como Clara Pilates!

Resultado de imagem para clara pilates

Nascida em 06 de fevereiro de 1883, Clara era professora do ensino primário e enfermeira, na Alemanha (país onde nasceu), quando, aos 43 anos de idade, resolveu se mudar para os Estados Unidos. Na viagem de navio que fez para a terra do Tio Sam, em 1926, conheceu aquele que se tornou o amor da sua vida e grande companheiro de profissão: Joseph Hubertus Pilates.

Motivos não faltaram para que ele se identificasse com essa jovem senhora: ela era uma mulher simpática, com ótimo relacionamento interpessoal (suprindo o jeito introspectivo dele), profissional da saúde que acreditava no poder do exercício físico para manter o corpo saudável e, o mais importante, abraçou como genuinamente revolucionária a técnica que lhe foi apresentada: a Contrologia (hoje, conhecida como Pilates, em homenagem ao seu criador).

A partir daí, nasceu uma grande história de amor e uma parceria profissional que modificaria toda a forma como as pessoas se exercitavam e se recuperavam de lesões. O sonho profissional de ambos logo se tornou realidade com o Studio que abriram juntos na Oitava Avenida de Nova Iorque (EUA), tendo a Contrologia como o serviço oferecido aos seus clientes. Entre estes, bailarinos, artistas de cinema, boxeadores e demais profissionais que, rapidamente, tomavam conhecimento dos benefícios surpreendentes que o Método proporcionava.

Imagem relacionada

Foi Clara a responsável por registrar toda a metodologia da Contrologia, que Joseph Pilates criou e sistematizou. Além de dar aulas e administrar o Studio, ela também fazia todas as anotações das sessões que o Sr. Pilates ministrava aos seus alunos, o ajudando a organizar suas pesquisas e recopilando tudo o que ele falava, criava e fazia sobre o Método. Ela guardou e catalogou todas as fotos, vídeos e anotações e fazia registros diários, escritos, de tudo o que ele havia aplicado. Ou seja, ela não só foi o braço direito dele, mas a grande responsável por perpetuar a Contrologia na sua mais pura essência que temos acesso nos dias atuais. De acordo com Mary Bowen, aluna de Joseph e Clara, ambos eram igualmente talentosos “Pilates era inventivo, extravagante e otimista. Ela por sua vez era a retaguarda, segura, a base de sustentação de Joe.” seu toque e voz suave são lembrados até hoje por seus alunos dedicados.

Resultado de imagem para clara pilates

Nas áreas social e administrativa, era Clara, também, quem estava à frente, lidando no relacionamento com os alunos, gerenciando o Studio e respondendo às cartas que Joseph recebia.  Essa grande parceria durou até 9 de outubro de 1967, quando Joseph Pilates faleceu aos 87 anos de idade e, a partir daí, ela se viu na responsabilidade de levar adiante o ensino do Método completo que ele criou, compromisso este que compartilhou com uma aluna que Joseph já havia escolhido para disseminar a Contrologia às gerações seguintes: Romana Kryzanowska (1923 – 2013).

A missão de Clara foi encerrada em 1976, quando faleceu aos 93 anos de idade. Mas, antes de concluir brilhantemente a sua jornada, ela confiou todos os seus registros e conhecimento à Romana, que continuou a expansão do Método nos Estados Unidos e foi além das fronteiras, formando novos Instrutores na Europa e na América Latina.

É interessante perceber a influência das mulheres no trabalho de Joseph Pilates: Clara, sua parceira, incentivadora , os discípulos que continuaram seu trabalho foram basicamente mulheres como Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant,  Eve Gentry e também como ele trabalhou desenvolvendo estruturas para as diversas necessidades na vida de uma mulher: no pós parto, na recuperação de um mastectomia como no caso da Eve Gentry ou na preparação física para a dança como no caso de Kath Grant. Por tudo isso o  público que pratica o  método Pilates se tornou majoritariamente feminino pois observa-se os benefícios com respeito a algumas alterações que tem maior incidência em mulheres como a  osteoporose, lesões de joelho e quadril, recuperação de câncer de mama e também por ser um ótimo método de condicionamento físico com baixo impacto, propicio para a gestação e fundamental no pós parto.

À Anna Klara Zeuner (Clara Pilates), o nosso eterno agradecimento e reconhecimento por ter possibilitado a prática hoje, por milhões de pessoas ao redor do mundo, deste Método completo e revolucionário de condicionamento físico e mental chamado Contrologia.

 

 

Fonte: https://www.espacopilates.com.br/clara-pilates-e-o-feminino-no-metodo-pilates/ – https://pilates.com.br/mulheres-que-mudaram-o-mundo-clara-pilates/

 

Venha conhecer nosso Studio!

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 350
Água Verde | 80250-120 | Curitiba – PR
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 21h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *