Para muita gente sair de férias significa sair da rotina. E, em muitos casos isso significa parar de fazer exercícios, comer de maneira desregrada, beber demais e dormir pouco. Isso sem falar no fatídico jet leg.

Não por acaso muita gente acaba ficando doente durante as férias ou então logo depois de voltar para casa.

Não vamos dizer aqui que todo mundo precisa dar uma de Gabriela Pugliese quando está de férias (o que significa acordar cedo e malhar não importa em que parte do planeta você esteja).

Mas também ninguém precisa colocar os dois pés na jaca de uma vez, né?

Equilíbrio é fundamental. Não importa onde você esteja, sempre dá para ter uma rotina relativamente saudável mesmo durante as férias.

Confira algumas dicas que te ajudarão a se manter saudável durante as férias sem grandes sacrifícios e, principalmente, com muita diversão.

 

1. Faça exercícios

Calma, calma! Ninguém precisa cair da cama antes de o sol nascer para fazer musculação e correr na esteira do hotel _o que não é uma coisa ruim, que fique bem claro! Mas manter o corpo em movimento é super importante para a saúde. Um caminhada vespertina na beira da praia, um passeio a pé pelo centro da cidade, uma trilha para ver o por do sol… as opções para se mexer são tantas quando estamos viajando! Dá tranquilamente para fazer exercícios sem sentir que está malhando. Ao invés de fazer um passeio de carro, troque por um de bicicleta. Ao sair para jantar, ao invés de chamar um táxi, que tal ir a pé? Ao invés de passar o dia inteiro lagarteando na praia porque não nadar ao menos meia horinha no mar? O importante é se mexer!

2. Mantenha-se hidratado

Essa também vale não só para quando estamos de férias, mas para todos os dias. Hidratar-se é essencial para a saúde. Mas, quando estamos viajando, é fácil se empolgar demais com as atrações _ou as compras_ e esquecer de beber água ou comer frutas, por exemplo. Por isso uma dica legal é investir numa garrafa legal, daquelas térmicas, e levá-la com você durante os passeios. Além de ajudar o ambiente não consumindo garrafas plásticas, você não esquece de se hidratar aonde quer que esteja. Só preste atenção na água que você está consumindo. Vale também investir em sucos naturais e frutas.

 

3. Durma o suficiente

Quantas vezes a gente viaja e tem tantas coisas para ver e fazer que acaba dormindo super pouco (e às vezes volta para casa mais cansado do que foi)? Além disso não é todo mundo que gosta de dormir em camas de hotel. Mas dormir bem durante as férias é vital para que seu corpo se recupere e você se mantenha saudável. Por mais difícil que seja, tente não mudar muito seu horário de dormir e acordar para não confundir muito seu organismo. Peça um quarto silencioso no hotel, feche bem as cortinas ou use uma máscara para dormir e desligue a TV para garantir um sono tranquilo.

 

4. Atenção para a higiene

Quando viajamos ficamos muito mais expostos a germes e bactérias pois acabamos frequentando muitos lugares públicos. Aeroportos, hotéis, aviões e atrações turísticas são sempre bastante movimentados e, consequentemente, infectados. Se seu sistema imunológico não estiver forte, então, você fica ainda mais exposto a este micro-organismos. Por isso é sempre bom ter um vidrinho de álcool em gel ou carregar aqueles lenços antissépticos. Além disso lavar sempre as mãos é super importante.

 

5. Mantenha a dieta

Ninguém precisa passar as férias à base de salada. O importante quando viajamos é manter uma dieta equilibrada e tentar não fugir muito do que nosso organismo está acostumado. Se você come salada e um grelhado todos os dias e vai viajar e se entope de doces e frituras nas férias seu corpo vai reclamar… Tente comer alimentos leves, de boa procedência e evite apelar para os fast foods. Uma boa dica é ir a um mercado local e se abastecer com frutas e snacks saudáveis para ter à mão quando a fome apertar. Uma sobremesa aqui e ali é mais que justo, o importante é não exagerar!

 

6. Vá preparado

Nada pior do que ficar doente no meio de uma viagem. Por isso, sempre que possível, vá ao seu médico de confiança antes de viajar e tenha sempre com você os remédios que usa com regularidade ou alguns para eventualidades, como dores de barriga, de cabeça, enjoos, além de dores musculares e de dentes. Tenha os medicamentos sempre na bagagem de mão e nunca na mala que irá despachar. Não se esqueça também de fazer também um seguro saúde para usar em caso de eventualidades.

 

7. Tenha calma

A gente quase sempre volta de viagem achando que não fez tudo que gostaria. Mas, mesmo assim, controle a ansiedade e vá com calma. Não tente fazer tudo no primeiro dia da viagem porque você pode acabar se cansando demais ou até se machucando e aí vai estragar o resto do passeio. Antes de viajar faça uma lista de prioridades e as divida de acordo com os dias que terá no destino. E vá com calma. Se não der para fazer tudo desta vez é uma boa desculpa para voltar para o mesmo lugar daqui a algum tempo.

Ao seguir essas dicas, você garantirá hábitos saudáveis durante as suas férias e certamente terá uma viagem mais prazerosa, pois terá mais energia e disposição para passear. Com isso, você poderá aproveitar tudo o que o lugar onde você está tem a oferecer.

 

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/modo-aviao/7-dicas-para-se-manter-saudavel-durante-as-ferias/

Venha conhecer nosso Studio!

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 350
Água Verde | 80250-120 | Curitiba – PR
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 21h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *