Equipamentos Especializados – Aparelhos Universais
Reformer Universal

Foi um dos primeiros equipamentos criados por Joseph Pilates.
Pilates criou o Reformer pela necessidade de trabalhar toda as musculaturas em diversas posições, em um único aparelho e em espaço reduzido. Dizia que se as pessoas tiverem bons apoios no aparelho, alongamento e força centralizada com controle poderíamos fazer poucas repetições com mais qualidade nos movimentos. O Reformer permite a execução de exercícios de resistência, através das molas, conduzindo um trabalho exato de alinhamento do centro de força. Além disso, pode ser facilmente adaptado a todos os tipos de pessoas por isso chama-se Universal.

Mat Unit Wall

O aparelho MAT UNIT WALL utiliza exercícios com molas para melhorar o controle dos movimentos. Pode ser trabalhado em pequenos grupos quando os alunos estão preparados e no mesmo nível de aprendizado.
Os movimentos estimulam o powerhouse, trabalhando todas as cadeias musculares, utilizando força e alongamento corporal de forma controlada pela respiração e fluidez.

Guilhotina

Excelente para exercícios que favorecem o alinhamento e a simetria corporal.
Seguindo o conceito de proveito do tempo ocioso em casa, Pilates construiu um equipamento engenhoso para adaptar as batentes de portas, ao qual deu o nome de guilhotina, pelo seu formato e padrão de movimento vertical.
Permite desenvolver o trabalho de Força e Flexibilidade da coluna, quadril e ombros para os diferentes níveis de condicionamento físico de maneira segura e progressiva, considerada Universal por trabalhar com todos os tipos de corpos.

Aparelhos Complementares
Cadilac

Esse aparelho de exercícios chamado popularmente como Cadillac nasceu como uma cama criada no início dos anos 30 por Joe Pilates. Foi se adaptando com o tempo, chamada inicialmente como “cama” e depois “mesa”, pela sua aparência e altura. Mais tarde, foram colocadas hastes nas laterais e em cima e ela passou a ser conhecida como “mesa com trapézio”. Finalmente, chegamos ao nome Cadilac, como a marca de automóveis. Romana Krysanowska dizia que o nome foi dado por um aluno de Joseph por sentir-se no carro treinando no aparelho. Pode ser utilizado para a finalização de uma aula de Pilates de acordo com a necessidade do aluno.

Wunda Chair

Diz-se que Pilates observava acrobatas chineses em Nova York trabalhando com exercícios em cima de cadeiras. Como tinha vários artistas da dança em seu estúdio, criou o aparelho para aumentar o controle da força e do alongamento dos alunos. Observando-se o equipamento, ao virar a cadeira pode-se usar a base como encosto e o degrau fechado como assento, transformando-a em uma cadeira comum. Assim nasceu a Wunda Chair.

Eletric Chair

Normalmente, este equipamento é encontrado em estúdios de linha clássica.
Ele foi criado a partir de uma cadeira de rodas, na qual foi colocado um pedal móvel, resistido por duas molas. A ideia para sua criação seria possibilitar movimento e atividade física até mesmo quando se está sentado, seja durante as refeições ou durante a leitura de um livro.

Baby Chair

Joseph tirou as molas de braço da High Chair e as colocou numa uma cadeira menor, para trabalhar com ênfase nos membros superiores.
O apoio nas costas ajuda a manter a estabilidade da cintura escapular durante o movimento.
A mobilidade do encosto da cadeira propicia o aumento, ou não, do grau de dificuldade dos exercícios.

Pedi Pole

Numa haste em formato de “T”, os exercícios são feitos sempre na posição em pé. Por isso é muito utilizado para finalizar a aula. É um equipamento instável propositalmente, que exige, na maioria dos exercícios, que o próprio praticante tenha de estabilizá-lo, utilizando seu centro de força.

Small Barrel e Spine Corrector

Equipamentos criados para trabalhar principalmente a flexibilidade da coluna e as articulações do quadril e dos ombros.
O que muda entre eles é a altura de cada um, o que possibilita um aumento do grau de dificuldade e também de variedade do exercício.

Ladder Barrel

Os principais exercícios realizados nesse aparelho promovem a extensão e flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora do quadril e flexora do joelho.
O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples com a intenção de reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou para alunos em nível avançado e atletas cujos movimentos exigem maior grau de dificuldade.

Foot Corrector

Equipamento original criado por Joseph Pilates que desafia praticantes em todos os estágios. Ele funciona de forma eficaz na musculatura do pé, ajuda na correção do alinhamento, bem como corrige deformidades e alivia dores.
O Foot Corrector é uma ferramenta de reabilitação útil e versátil. Ele fortalece e levanta o arco do pé, tornando-o mais forte e trabalha flexibilidade dos tornozelos, melhorando o equilíbrio e a marcha na caminhada.

Magic Circle

Segundo o criador, esse acessório tem como intenção que o praticante ache seu centro (centralização, um dos princípios do método). Quando usado corretamente, você o achará uma excelente ferramenta para aprimorar suas aulas de Pilates.
Como eles não oferecem a mesma resistência de pesos livres, pode diminuir bastante o risco de lesões, sendo largamente utilizado na reabilitação, trabalho com idosos e gestantes.
Como a estrutura do anel é flexível, pode-se usar também fazendo força de dentro para fora, acionando também os músculos abdutores do quadril e dos ombros.

Acessórios

Além dos equipamentos, Joseph Pilates aperfeiçoou seu método com o desenvolvimento de acessórios que potencializam e facilitam a execução de padrões de movimentos. Com o tempo, Pilates foi percebendo que a utilização destes acessórios poderia ser feita de maneira autônoma, em qualquer tipo de ambiente, proporcionando diversidade de exercícios e proporcionando ganho de força, flexibilidade e equilíbrio. Estes acessórios são mais comumente encontrados em estúdios que trabalham a linha tradicional e original do método, como o Centro do Corpo Studio.