Você já deve ter ouvido falar que o Pilates é a atividade da moda. Possivelmente deve ter ouvido falar a mesma coisa sobre o Cross Fit, ambos vieram para ficar e apresentam estabilidade no mercado de saúde, bem-estar e fitness brasileiro, cada um contribuindo com seus benefícios e estratégias para alcançar um estado físico saudável.

Mas, se são aparentemente tão diferentes, como podem ser unidos de forma saudável? Como falamos em vários textos do site, o Pilates pode ajudar – e muito – diversos atletas, de inúmeras modalidades. Corredores, praticantes de musculação, de natação e até quem apenas quer perder peso.

Com o Crossfit não é diferente: o Pilates pode ser um complemento excelente, capaz de trazer benefícios incríveis.

No texto de hoje, separamos alguns dos principais benefícios da união entre essas duas atividades excelentes para ter na sua agenda de prioridades. Confira o que separamos mais abaixo!

  • Respiração mais preparada

Quando fazemos um exercício de alta intensidade como o Crosffit, precisamos ter noções de respiração. O Pilates pode ajudar nesse quesito, se tornando um preparo excelente para começar uma atividade mais intensa.

  • Músculos mais fortes

Muitas pessoas não sabem, mas o Pilates é capaz de deixar os músculos muito mais fortes e resistentes a qualquer atividade, mesmo as mais intensas. Uma das características do Crosffit é trabalhar os músculos e deixá-los mais fortes. Com a ajuda do Pilates, esse processo será bem mais fácil, já que seu corpo estará preparado para isso.

  • Controle emocional

Não podemos falar do Pilates sem explicar sobre os benefícios que ele traz para a mente. Praticar exercícios para conseguir um corpo mais definido é excelente, porém, as vantagens para uma saúde mental são infinitamente maiores.

Unir o Pilates com Crossfit é ter o melhor dos dois mundos e conseguir se sentir mais atraente, bonito e consciente do seu corpo.

  • Menos dores

O  Pilates e o Crossfit trabalham grupos musculares em conjunto. Isso significa que ambos vão ajudar a fortalecer a musculatura e a criar massa magra. Porém, o Pilates tem a vantagem de fazer isso de forma lenta e muito específica, o que irá aliviar suas dores de um treino pesado. Como consequência, você conseguirá render muito mais nas aulas de crossfit e ter melhores resultados.

São modalidades que se diferem nos objetivos específicos, mas que podem se complementar e ajudar os praticantes no ganho de consciência corporal, fortalecimento do sistema musculoesquelético, qualidade de movimentos de atividades diárias e também em resultados estéticos.

Em ambas as modalidades fluidez, precisão e controle são necessários para uma boa execução dos exercícios, que também precisam de uma ativação da musculatura profunda do tronco para organizar a postura. Além disso, muitos exercícios das duas modalidades são semelhantes ou se complementam.

Outros exercícios também apresentam esta relação entre as duas modalidades, como por exemplo os agachamentos. No Pilates eles são realizados com carga corporal ou resistência de molas dando auxílio ou desafiando o movimento, enquanto no Cross Fit os agachamentos podem ser livres, mas na maioria são acompanhados pela sobrecarga através de pesos de diversos tipos.

Diferenças entre Pilates e Cross Fit

Claro que eles apresentam diferenças entre si… o Cross Fit é treinamento funcional de alta intensidade que mescla ginástica, levantamento de peso olímpico e movimentos monoestruturais (corrida, bike, remo e outros). Ele busca levar o corpo aos seus limites. Enquanto o método Pilates objetiva desenvolver um corpo uniforme e harmônico, buscando desafiar sem exceder.

Benefícios do Pilates para praticantes de Cross Fit

O Pilates pode (e muito!) ajudar os praticantes do Cross Fit em relação ao desempenho, pois eles precisam de concentração para continuar com o ritmo fluído a fim de cumprir o tempo proposto no treino (chamado de WOD – workout of the day) sem perder a boa postura, alinhamentos e execução corretos dos exercícios, mesmo se sentindo cansado. Como foi falado pelo Joseph Pilates no livro ‘Sua Saúde’:

Concentre-se nos movimentos corretos a cada vez que você se exercitar, para que não os faça inapropriadamente e assim perca todos os benefícios vitais de seu valor. Corretamente executados e dominados ao ponto de reação do subconsciente, esses exercícios irão refletir-se em graça e equilíbrio com suas atividades rotineiras.”

Entre os benefícios do Pilates para os praticantes de Cross Fit podemos citar a melhora em mobilidade e estabilização articular, o que possivelmente pode auxiliar na prevenção de lesões, gerando um bom resultado no trabalho intermuscular, importante para a execução de movimentos multiarticulares, que são frequentes no Cross Fit e se apresentam com potência e velocidade.

Esses foram alguns dos benefícios da união entre Pilates com Crossfit. Gostou da ideia de praticar Pilates nos dias em que não for treinar? Agende uma aula gratuita!

 

Fonte: https://revistapilates.com.br/pilates-e-cross-fit-atividades-que-se-complementam/ – https://blog.purepilates.com.br/pilates-com-crossfit/

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