Método

Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade: saúde e felicidade.”

O Pilates é uma técnica que promove o reequilíbrio por meio do alongamento e do fortalecimento muscular. Consiste em uma série de exercícios físicos, que buscam a harmonia entre corpo e mente. Baseando-se em princípios da cultura oriental – relacionados a noções de concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade – e da cultura ocidental – relativos à força e ao tônus muscular -, o Pilates caracteriza-se pela busca do controle consciente dos músculos envolvidos nos movimentos.
A esse método, convencionou-se o nome de Contrologia.

Personalização

No Centro do Corpo, o método é aplicado depois de um diagnóstico criterioso do aluno ou paciente, no qual são traçados as características e os objetivos de cada um. A partir daí, é formulado um planejamento individualizado, com metas e exercícios personalizados tanto para as atividades de solo como para os aparelhos.”

A avaliação postural é feita através de:

  • Observação da maneira como a pessoa anda, se senta e tira o sapato, entre outros.
  • Análise de possíveis posturas adotadas pelo aluno para evitar algum tipo de dor.
  • Entrevista
  • Utilização de aparelhos, como por exemplo o Cadillac.
  • Testes musculares e palpação, através de exercícios chamados pré-Pilates.
Princípios
O método da Contrologia é desenvolvido a partir de seis princípios, definidos por Joseph Pilates.
A avaliação postural é feita através de:
Centralização

A este princípio, Pilates chamou de Powerhouse ou centro de força, que ele considerava o ponto focal para o controle corporal. Todos os exercícios do método têm como foco o fortalecimento deste ponto, que forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos, adjacentes ao abdômen e a espinha. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico, com menor gasto energético aos movimentos. “O centro é a alma do método.”

Controle

O objetivo do Pilates é alcançar o controle da mente, do corpo e dos movimentos. A coordenação é a integração da atividade motora de todo o corpo visando um padrão suave e harmônico de movimento. Assim, os movimentos devem ser realizados de maneira lenta, salvo exceções. Aos poucos, a pessoa que pratica Pilates vai aprimorando sua coordenação motora e ganhando uma maior consciência corporal.
A mente controla o corpo.”

Precisão

O princípio consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento. Afinal, se cada exercício de Pilates tem um objetivo específico, é fundamental a atenção permanente à qualidade de cada movimento, que deve ser executado de modo preciso para evitar compensações e sempre priorizando o realinhamento postural do corpo.

Concentração

Pilates valorizava a limpeza da mente antes da atividade física. Ele acreditava que os estados emocionais e psicológicos não podiam ficar isolados do físico. Os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. E a sua atenção deverá estar voltada para quais músculos estão realizando o movimento, para que ele seja desenvolvido com a maior precisão possível. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.

Respiração

No método, é enfatizada a importância de manter a circulação do sangue bem oxigenada. Por isso, ele ressaltava a respiração como o fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. Como regra geral, deve-se inspirar quando se prepara para um fazer um movimento e expirar quando o realiza.

Fluidez

Pilates gostava de resumir seu método como “um movimento fluído a partir do centro de força para fora”. Os movimentos devem ser realizados da forma mais harmônica possível: contínuos, ritmados, fluidos e leves, melhorando e preservando a saúde corporal. São indesejados movimentos truncados, pesados e que de alguma maneira criem choques com os aparelhos e com o solo, levando ao desperdício de energia e causando, ao longo do tempo, agressão e desgaste às articulações e aos Pessoas de todas as idades podem praticar Pilates.

 


Benefícios

Pessoas de todas as idades podem praticar Pilates. Além das pessoas que querem melhorar a sua performance física, o método também é indicado para quem deseja se livrar de dores crônicas, se prevenir de lesões, portadores de necessidades especiais e também como tratamento complementar para uma série de patologias.

Veja aqui alguns dos benefícios proporcionados pela prática do Pilates:
  • Reduz o stress
  • Corrige de forma significativa a postura corporal
  • Auxilia a circulação sanguínea
  • Produz alívio nas tensões e dores crônicas
  • Aumenta a resistência física
  • Aprimora coordenação motora e equilíbrio
  • Auxilia a reabilitação de lesões na coluna, joelho e ombro
  • Ajuda no controle do peso
  • Melhora a respiração
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Aprimora o movimento das articulações
  • Tonifica a musculatura

O método também é recomendado para pessoas em tratamento de artrose, artrite, osteoporose, bico de papagaio, fibromialgia, hipertensão arterial, distensões musculares, hérnia de disco, bursite e outras.

 


História
Joseph Pilates – criador da Contrologia, hoje conhecida como Método Pilates

A Contrologia foi criada por Humbertus Joseph Pilates, nascido no dia 09 de dezembro de 1883, na cidade de Mönchengladbach, Alemanha.

Seu pai era serralheiro de profissão e um amante do exercício físico, seu maior hobby.
Nessa época houve um forte movimento na Europa e principalmente na Alemanha para um renascimento do exercício físico, da ginástica.
Acreditava-se que deveria ser introduzida a disciplina do exercício na educação geral das crianças e da juventude, o que posteriormente aconteceu na grade obrigatória da Educação Física.
Joseph acreditava que a disciplina da ginástica tinha a dupla função de ser preventiva e corretiva.
Ele defende o ressurgimento de um espírito saudável e positivo através do exercício.
Fazia parte de um grupo que queria promover a educação física com o propósito de melhorar a qualidade de vida do ser humano.
Sua mãe era dona de casa e ele teve 8 irmãos. Na infância, era um menino frágil e asmático. Com mais ou menos 5 anos de idade, perdeu a vista do olho direito.
Numa passagem de sua infância, conta-se que uma vez Joseph se envolveu numa briga. Meninos seguraram Joe e outro atirou uma pedra. Em algumas declarações do próprio, fala que foi a sua primeira luta de Box, esporte que se tornou uma paixão posteriormente.
Amante da cultura da Grécia antiga, acreditava que a cultura do corpo deveria andar paralelo ao desenvolvimento da mente. Era praticante de esgrima e espadas, Jiu Jitsu, Luta Livre e Boxe.
Sua primeira profissão foi a de cervejeiro, uma tradição na família de Joseph.
Em 1914 (a Grã-Bretanha entra na 1ª guerra Mundial), Joe se encontra na Inglaterra trabalhando em um circo. Foi contratato por uma trupe e fazia a estátua grega viva.
Agora com 30 anos de idade, ficou em campos de concentração na Grã–Bretanha por 5 anos, por ser cidadão alemão. Segundo relatos do próprio e de documentos, esses 5 anos em confinamento servem para praticar e aperfeiçoar o método que hoje é mundialmente conhecido: a Contrologia.
Terminada a 1ª Guerra, volta para a Alemanha, já com ideia de ir difundindo o seu método mundo a fora. Em 14 de abril de 1926, Joseph Pilates e Clara Zeuner embarcam em Hamburgo no mesmo barco, o S.S. Westphalia. Durante o trajeto de 2 semanas se conhecem e o amor surgiu em alto mar, pois nunca mais se separaram.
Quando desembarca do navio se declara casado e professor.

Segundo Romana Kryzanowska, quando Clara conheceu Joseph, contou que sofria muito com dores nas articulações, provavelmente artrite ou reumatismo. Apesar de muito trabalhadora, Clara era uma mulher frágil, lembrada como pessoa de grande caráter, paciência de santo e grande coração.
E foi no número 919 da Oitava Avenida de Nova York que Joe e Clara se fixaram e onde viveram toda sua vida. Aos poucos, as pessoas foram conhecendo seu trabalho e seus aparelhos. Joe era um homem da personalidade e corpo forte. Divulgava seu trabalho e seu Studio era frequentado por vários clientes famosos.
Joe e Clara possuíam uma casa de campo, a qual denominavam “Contrology Club”. Ali, a partir de 1936, passaram a treinar com sucesso jovens que aspiravam entrar nas forças armadas, como relatou o próprio em entrevista. O casal adorava sua casa de campo.
Romana Kryzanowska, bailarina, faz sua primeira aula com Joe em 1942, aos 19 anos.
Foi levada ao Studio de Joe devido a um esporão de calcâneo. No terceiro atendimento ou aula, não sentia mais dor. Nunca mais abandonou o método e o casal Joe e Clara.
Romana é considerada a figura mais importante depois do falecimento de Joe e Clara.
Ela foi sua aluna mais fiel e comprometida com o Studio e com o método, em sua forma original. Foi Romana quem ajudou a manter vivo o espírito de Joe e Clara após suas mortes, fazendo discípulos do método original em todo o mundo.

Joseph Pilates faleceu no dia 9 de outubro de 1967, de morte natural, aos 83 anos.
Clara Pilates faleceu dia 13 de maio de 1977, aos 94 anos, por complicações de uma fratura de quadril decorrente de uma queda.

Sobre o Método

Joe, com seu espírito autodidata e gênio inato, também busca na tradição naturalista algo para reformá-la com a investigação científica, até convertê-la em um método de treinamento colocado na mente de quem o pratica e não somente um conjunto de exercícios.
Assim, exercitando as cinco partes da mente (memória, intuição, desejo, imaginação e inteligência), o praticante do seu método melhora os aspectos mental, físico e espiritual.
O seu método está na observação do mecanismo do corpo para chegar a um sistema universal eficiente e benéfico para todo ser humano, independente da sua idade, sexo ou condição.
O método também é recomendado para pessoas em tratamento de artrose, artrite, osteoporose, bico de papagaio, fibromialgia, hipertensão arterial, distensões musculares, hérnia de disco, bursite e outras.