Nada de usar o frio como desculpa para abusar dos alimentos gordurosos ou deixar de exercitar-se. Praticar atividade física com a temperatura baixa, além de aumentar a resistência e a imunidade do corpo, ainda queima mais gordurinhas. Além disso, é mais fácil gastar os quilinhos extras, já que o organismo precisa queimar mais calorias para se manter aquecido.

Porém, alguns cuidados são fundamentais para se exercitar com segurança nessa época. Com o clima frio, o corpo leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física e por isso os alongamentos e aquecimentos não podem ser deixados de lado e o Pilates consegue seguir esse princípio durante toda a aula. É nessa época que ocorrem o maior número de lesões, pois a pessoas ficam com preguiça de se alongar. O ideal é que se gaste mais tempo com o aquecimento (alongamento).

Outra dica é que precisamos hidratar nosso corpo independente da estação. Assim, os cuidados com a hidratação típicos do verão não devem ser descurados no resto do ano.

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Enfrentar a onda de frio que está chegando e pular da cama para praticar atividade física não é uma tarefa fácil. Mas a temperatura baixa pode ser uma aliada para quem pretende perder peso. Isso porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura ideal e assim queima mais calorias. De quebra, entre outros benefícios extras estão a melhora no controle do apetite, na qualidade do sono e no aumento da imunidade. O ideal é aproveitar esse clima mais frio para espantar a preguiça, uma vez que o corpo precisa queimar mais calorias para gerar calor, as gordurinhas a mais podem ser eliminadas com mais facilidade.

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Contudo, a opção de Pilates, nesse período de inverno, pode ser ideal para se manter a forma, pois consiste em exercícios onde você aprende a conhecer melhor seu corpo e a trabalhar mais toda sua musculatura e articulações, o que te leva a resultados mais eficazes e duradouros. Se você busca um corpo mais saudável e mais leve (sem dores) o pilates pode realmente te ajudar a alcançar esses objetivos.

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Para aqueles que não conseguem continuar se exercitando com a mesma intensidade do verão, a dica é: Exercitar pelo menos três vezes por semana.

Opte por peças mais justas e coladas à pele, como leggings e segunda pele. Elas vão deixar menos espaços para a passagem do ar frio, protegendo melhor seu corpo. Já saia de casa agasalhado e só tire o excesso de roupa à medida que os exercícios forem aquecendo o corpo. Esses cuidados são importantes porque as partes descobertas do corpo perdem calor para o ambiente.

Lesões mais comuns com o frio 

A temperatura mais baixa diminui o fluxo sanguíneo nos músculos e com isso há o aumentando da rigidez. Ao exigir um impulso rápido do corpo, realizando algum movimento brusco, por exemplo, acaba ocasionando uma lesão. As mais suscetíveis nesta época são as distensões e os estiramentos musculares, e as regiões com mais incidência são posterior da coxa, panturrilhas, trapézio, região lombar e pescoço.

Há muitas outras causas que aumentam ainda mais o risco. Além do frio, os músculos se tornam mais rígidos por permanecer em uma mesma posição, por postura incorreta, estresse emocional, excesso de trabalho e ansiedade. Além disso, o sedentarismo reduz o movimento articular, e algumas doenças como fibromialgia e artrite reumatoide também acabam deixando as articulações mais rígidas e mais propícias para uma lesão.

Prevenção começa em casa

Algumas atitudes podem ajudar a prevenir lesões em casa. O principal é não passar frio. Se agasalhar bem e tomar um banho quente ao chegar em casa para relaxar parece simples, mas é muito importante.

Reservar alguns minutos para você faz a diferença! Fazer alongamentos por 10 a 15 minutos, com estímulos respiratórios, vão fazer você passar esse inverno de forma muito mais leve, saudável e longe das lesões.

O método Pilates trabalha intensamente os músculos profundos e a região do core, além de tonificar pernas, braços e abdômen. O nível de eficácia da prática, ao ser intercalada com um exercício físico de alto gasto calórico, como corrida, ciclismo é muito maior. Então não perca mais tempo comece agora transformar seu corpo, preparando-se para curtir o Verão em boa forma.

 

Fonte: https://espacobambui.com.br/pilates-exercicio-ideal-para-o-frio-inverno/

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