O tênis é um esporte que exige agilidade, força, resistência, equilíbrio, precisão e coordenação. Entretanto é um esporte muito assimétrico, e com muitas mudanças de direção; deixando o atleta mais susceptível a lesões como a epicondilite lateral e a lesão SLAP.

Resultado de imagem para pilates para tenistas"Pensando nessas características do esporte, muitos atletas da modalidade incorporaram o Pilates como forma de complementar seu treino esportivo; diminuindo o risco dessas e outras lesões, e ainda melhorando o desempenho esportivo.

Andy Murray e Serena Williams são exemplos de tenistas que já aderiram a essa prática e tiveram resultados muito significativos.
O Pilates trabalha o centro de força (também conhecido como CORE), formado por músculos como os abdominais e paravertebrais. Este CORE é responsável por manter a estabilidade da coluna, diminuindo o risco de lesões da mesma. Se o CORE não for acionado durante a prática do tênis, o atleta fará extensão excessiva da coluna de forma descontrolada e instável, causando dor e lesão.
Além disso, um tronco estável permite movimentos mais precisos e coordenados dos membros, melhorando a precisão das rebatidas e saque.
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Além de estabilidade, a coluna do tenista deve ter mobilidade para os movimentos torcionais e de extensão, e os membros devem ter bastante flexibilidade, para alcançar grandes amplitudes de movimento.
O Pilates trabalha também a força do manguito rotador, de forma concêntrica e excêntrica, melhorando a força da rebatida e do saque, mas também a força de desaceleração do membro, que aumenta a precisão do movimento e diminui o risco de uma lesão de SLAP. A junção destes fatores melhora a potência do movimento, essencial para os tenistas. Além disso, a assimetria de membros superiores destes atletas leva a um grande desequilíbrio muscular, que pode aumentar o risco de lesões. O Pilates trabalha para restaurar o equilíbrio da musculatura corporal como um todo, deixando o atleta mais simétrico e eficiente.
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Outros benefícios do Pilates são a maior estabilidade e alinhamento de pelve, quadril, joelho e tornozelo, que ficam muitos susceptíveis a lesões devido às grandes mudanças de direção e deslocamentos laterais exigidos no esporte.
Também há uma melhora do controle respiratório, altamente desenvolvido no Pilates, e da concentração do atleta.

Fonte: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com/2014/06/pilates-para-tenistas.html

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