Já imaginou entrar numa aula de Yoga com música, fazer movimentos rápidos e sair de lá suando? Essa é a proposta do Vinyasa Ioga, ou Vinyasa Flow, modalidade do momento que tem conquistado cada vez mais praticantes e famosas.

Apesar de ser bem diferente da tradicional Ashtanga, a Vinyasa surgiu a partir desta prática indiana. Foi desenvolvida nos Estados Unidos e trouxe mais fluidez para o Yoga. Foram mantidas algumas posturas, mas a prática foi modificada. Enquanto a Ashtanga é fixa e tem seis séries, a Vinyasa tem diferentes sequências.

Vinyasa é como uma coreografia de dança, porque uma postura desencadeia em outra dentro de uma sequência, o que faz com que o ritmo seja mais acelerado do que as práticas tradicionais, além de ser guiada por música, o que não acontece nas outras práticas. Como as posturas são ligadas uma à outra, fica muito mais dinâmico e rápido, porque o tempo que a pessoa fica na postura é bem menor. Uma sequência comum da Vinyasa é guerreiro um, guerreiro dois e guerreiro reverso. São três posturas que têm ligação e são repetidas várias vezes na aula, afirma. No Hatha, por exemplo, não tem obrigatoriedade de uma postura estar ligada à outra.

O sucesso da prática, se deve por ser mais animada e quebrar a ideia de que Yoga é sempre calmo e devagar. O Vinyasa é dinâmico, alegre, intenso e pode ser muito desafiador. Os alunos saem da aula suando.

Justamente pelo ritmo acelerado, a Vinyasa pode trazer vários benefícios para corpo. Como a aula é feita em sequência, o instrutor tem liberdade de montá-las de acordo com objetivos. É possível fazer uma para fortalecer a lombar ou o core, por exemplo. Além do fortalecimento muscular, a Vinyasa promete mais flexibilidade, força, equilíbrio e, ainda, perda de peso. É uma prática muito aeróbica, então é possível, sim, eliminar alguns quilos com a Vinyasa. Mas para isso é preciso ter frequência nas aulas, que duram de uma hora a uma hora e meia. O ideal é fazer, no mínimo, duas por semana. Três vezes seria melhor e cinco, o ideal.

A modalidade é indicada para todos, é importante procurar uma aula de acordo com o seu nível. Quem está começando tem que procurar uma aula de inciante, porque se fizer com alunos mais avançados a pessoa pode se perder ao tentar fazer os movimentos e se sentir desestimulada. Além disso, não conseguimos explicar para os iniciantes detalhes de alinhamentos de postura numa aula mais avançada.

Benefícios do Vinyasa Yoga

Uma prática regular traz benefícios físicos e mentais!

Benefícios físicos:

  • Melhora o condicionamento cardiovascular
  • Melhora a flexibilidade
  • Relaxa articulações rígidas
  • Auxilia na perda de peso
  • Tonifica os músculos

Benefícios mentais:

  • Ajuda a minimizar o estresse e a ansiedade
  • Aumenta os níveis de energia
  • Melhora o bem-estar geral
  • Aumenta o foco mental

Você pode esperar uma aula dinâmica, com muitas posturas diferentes que não são mantidas por um longo período de tempo.

É ótima para iniciantes, pois os professores sempre oferecerão muitas modificações das posturas para diferentes níveis.

Pode haver posturas que você não consiga fazer, e não tem problema nenhum nisso! Todos desenvolvem sua prática de Vinyasa Yoga no seu próprio ritmo. Tente ser humilde e seja gentil consigo mesmo. ????

 

Agora, aprenda um pouco mais na prática, agende sua aula experimental!

Divirta-se com seus movimentos! O Centro do Corpo Studio inaugurou o novo espaço para prática de Yoga, Surya conta com as melhores professoras de Curitiba. Venha participar desta vivencia.

Boa prática e até a próxima dica.

Namastê!????

 

 

Fonte:https://souesportista.decathlon.com.br/o-que-e-vinyasa-yoga-e-seus-beneficios/

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