Algumas pessoas ainda se perguntam:

“Uma criança pode fazer Yoga?

Até hoje, algumas pessoas fazem essa mesma pergunta. Ao longo deste texto, essa pergunta será respondida. Você, então, perceberá o quanto essa prática é um recurso maravilhoso para a criança do mundo atual.

Nas escolas, as crianças geralmente são conduzidas para sala de atendimento pedagógico por diversos motivos, alguns deles são:

  • Agitação;
  • Nervosismo;
  • Falta de concentração;
  • Falta de vontade de estudar;
  • Excesso de ansiedade;
  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Problemas de relacionamento com professores e colegas.

Como envolver as crianças na prática de Yoga

beneficios-yoga-para-criancas

Maneiras diferentes de usar a contação de histórias, experiências, vivências na natureza, música, jogos e brincadeiras nas aulas de yoga; sempre atentos aos conceitos e a filosofia desse conhecimento milenar. Dessa forma, vamos compondo uma metodologia.

 

Os Benefícios da Yoga para Crianças para um desenvolvimento integral e saudável na Infância

Provavelmente, você já sabe quais são os benefícios que a Yoga oferece para as crianças, através de livros ou porque conhece crianças que têm a oportunidade de vivenciar a Yoga em suas vidas. Ainda assim, queremos convidá-lo e também a quem não conhece, para, juntamente comigo, relembrar vários pontos sobre os benefícios que a Yoga traz para a vida das crianças, ajudando-as a enfrentar seus desafios.

1- Aumento da Consciência Corporal e o Respeito de seus Limites

As crianças de uma forma lúdica, divertida e cantando, utilizam seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que existem a seu redor. Como adoram imitar esses elementos, de forma natural, aprendem a fazer  diferentes  movimentos – o que aumenta a sua consciência corporal. Como cada corpo tem suas peculiaridades, a cada  prática, ela aprende a respeitar seus limites e a ter paciência para  ir ganhando aquilo que seu corpo necessita.

2- A Prática da Yoga para Crianças Fortalece os Músculos e Ossos

Várias posturas que trabalham a força, a flexibilidade e ajudam no fortalecimento dos ossos e músculos, auxiliando no crescimento  das crianças. As crianças que nascem com uma flexibilidade inata prolongam esse aspecto com as posturas da Yoga. Aquelas que não tem tanta flexibilidade, podem adquiri-la com a pratica regular.

Os exercícios também desenvolvem força nos músculos e em seus corpos em crescimento, tanto a força como a flexibilidade  levam a criança a ter menos lesões, quando estão praticando outras atividades com seus corpos, como jogos, esportes e brincadeiras.

3- Benefícios da Yoga para Crianças no aumento do ânimo e a força de vontade

Uma série de posturas da Yoga que, além de alongarem o corpo, aumentam a força de vontade e ajudam as crianças a  ter mais vitalidade, ânimo, determinação para realizar suas atividades.

4- Desenvolve a Coordenação Motora

posturas-beneficios-yoga-para-criancas

A Yoga favorece o desenvolvimento da habilidade motora, pois as crianças passam a ter um maior domínio sobre o corpo, aumento da força, resistência física e mais equilíbrio.

Os asanas, ou seja, as posturas da Yoga  possibilitam às crianças o desenvolvimento da coordenação motora tão necessária às atividades da escola, como por exemplo, escrever, recortar, manusear materiais.  Desperta na criança uma  maior consciência quanto postura adequada, evitando dores e problemas de coluna. Melhoram o equilíbrio permitindo que se movimentem mais seguros e firmes.

5- Ajuda a Manter a Calma e a Concentração

yoga-meditacao-para-criancas

A criança aprende posturas de equilíbrio que são ensinadas de forma lúdica, com o objetivo de ajudá-las a aumentar a concentração e ter mais calma nas diversas situações da vida.

As crianças mais agitadas podem encontrar dificuldades na prática dessas posturas. Porém, com o tempo e a persistência, elas conseguem praticá-las, adquirindo equilíbrio físico e emocional.Essas posturas também relaxam o corpo e a mente, contribuindo para que as crianças realizem suas atividades escolares de forma mais eficaz. 

6- A Prática regular de Yoga para Crianças Ensina a Aquietar seus Pensamentos

musica-ajuda-a-crianca-a-entrar-na-quietude-da-yoga

Ensinar as crianças a relaxar, a respirar corretamente e a praticar afirmações positivas faz parte das técnicas da Yoga. Tudo isso as ajuda a aquietar a mente. Dessa forma, elas aprendem a mudar o foco de seus pensamentos, tornando-os mais calmos, puros e positivos.

7- Aumento da Autoestima e Autoconfiança

Ao executar várias posturas de Yoga, as crianças desenvolvem foco, força e flexibilidade. Elas descobrem suas capacidades, aumentam sua autoestima e autoconfiança e, naturalmente,
passam a realizar suas atividades do dia a dia com mais confiança e coragem.

 

8- Benefícios da Yoga para Crianças no Controle das Emoções

desenvolvimento-emocional-yoga-para-criancas

O conjunto de posturas, respirações e relaxamentos são fontes poderosas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, são ferramentas eficazes para o controle das emoções. Os momentos de quietude, que as crianças  vivenciam, auxiliam a elevar-se acima do mau humor e das emoções descontroladas, passando a enfrentar seus desafios e momentos de estresse de maneira mais equilibrada e harmoniosa.

 

9- A Prática regular de Yoga na Infância Diminui a Ansiedade e o Estresse

O mundo está cada vez mais acelerado, e as crianças estão vivendo com um excesso de atividades, o que gera a ansiedade e estresse. Com a prática sistemática da Yoga, elas podem eliminar ou diminuir  tanto o estresse quanto a ansiedade. Na medida em que aprendem técnicas específicas para esse fim, elas se sentem  mais plenas de amor, paz ,alegria e leveza. Cabe ressaltar que pode ser necessário uma mudança no ritmo da vida delas para criar o hábito da prática regular da Yoga e sentir o benefícios seguros e comprovados da Yoga para crianças.

10- Ensina a Ter mais Disciplina para Praticar Yoga

yoga-para-pais-e-filhos

Nas aulas de Yoga, as crianças aprendem que os benefícios da prática regular e a aquisição dos resultados dependem de sua disciplina. Quando elas tem a disciplina de praticar Yoga em casa, por sua própria vontade ou quando motivadas pelos pais,  os ganhos são muito mais efetivos. Elas adoram contar as experiências de como a Yoga as ajudou no seu desempenho escolar ou no relacionamento com as pessoas.

 

11 – Ajuda na Mudança de Comportamentos

Paramahansa Yogananda, um dos mestres da Yoga, disse: “Dê exemplo, em sua própria vida, das qualidades que quer ver ressaltadas nos outros”.

Nesse contexto, orientamos à criança que o trabalho de Yoga vai além da prática das posturas, relaxamentos e técnicas de respiração. O objetivo é ajudá-las a descobrir novas formas de viver melhor consigo mesmas e com os outros. Com isso, elas são estimuladas a praticar concentração, paciência e tolerância – qualidades tão importantes para a arte de viver. E, com isso, elas irão melhor seu comportamento em casa e na escola.

12- Ensina Novos Hábitos

Nas aulas, procuramos ajudar as crianças a se conscientizarem  da importância da boa alimentação, do brincar,  das atividades físicas e do hábito da prática da meditação. Desta forma, além de praticar a hatha Yoga e suas técnicas,  ela vai aprendendo a levar para sua vida novos hábitos.

 

13 – Desenvolve a Criatividade e Imaginação

criatividade-yoga-para-criancas

Durante as aulas, as crianças podem criar, imaginar, inventar e sugerir novas ideias. Dessa forma, elas são estimuladas a expressar sua capacidade de imaginação e criatividade. Isso pode influenciar em suas habilidades na escola e em suas casas, pois as técnicas de relaxamento, respiração e meditação despertam o seu lado criativo e os seus talentos!

 

14- Ensina a Arte de Conviver com os Outros

beneficios-yoga-para-criancas-amizade

Nas aulas de Yoga, ensinamos que somos todos iguais, independentemente de aparência, etnia e religião. Com isso, procuramos inspirar as crianças a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades que possam acontecer no seu relacionamento com os outros.

Dessa forma, sugerimos várias dicas para as crianças terem a consciência de que as posturas podem ajudá-las a ter atitudes e emoções positivas nas diversas situações de seu cotidiano. Assim como, despertar as qualidades da calma, do amor e da paciência para lidarem com os conflitos interpessoais de forma harmoniosa.

 

15 – Desperta na Criança o Interesse em Cuidar dos Outros

As técnicas de Yoga são ótimas ferramentas, pois visam a ajudar as crianças a se interessarem em cuidar com amor e carinho todos os seres – animais, pessoas e plantas.

 

16- Ensina a Fazer Autoanálise e a Ter Autocontrole

meditacao-yoga-para-criancas

O trabalho de Yoga naturalmente vai despertando na criança o interesse de observar-se, de perceber como cuidar e tratar as pessoas, de como se comportar na escola e em casa e de como cuidar de si mesmo.As próprias técnicas já favorecem o autoconhecimento e despertam o autocontrole. Mas o professor de Yoga também utiliza atividades lúdicas, que são cuidadosamente planejadas, favorecendo esse processo de auto-percepção.

 

17- Ensina a Importância de Viver no Momento Presente

silencio-yoga-para-criancas

A filosofia da Yoga nos ensina a mantermos nossa consciência no momento presente, pois quando estamos focados no passado ou no futuro, não conseguimos perceber o nosso valioso tempo: o agora. Quando incentivamos as crianças a se envolverem na prática, ajudando-as a se concentrarem na execução das posturas e de outras técnicas (lógico que dentro do limite de tempo delas), elas aprendem a focar no momento presente e passam a levar essa consciência para suas vidas.

18 -Fortalece a Mente e Ensina a ver lado Positivo

Todos os grandes iogues foram homens de grande força mental pelo uso das técnicas da Yoga. Dessa forma, o trabalho de Yoga infantil  oferece um conjunto de técnicas para que as crianças adquiram maior força mental, melhorem a qualidade dos seus pensamentos e vejam o lado positivo de suas experiências de uma forma calma e pacífica. 

19 – Desperta as Qualidades da Alma

beneficios-yoga-na-infancia-curso-como-ensinar-yoga-para-criancas

A palavra Yoga significa união do corpo e mente, para que possamos despertar as pérolas da sabedoria, da alegria e do amor que permeiam nossa alma. Todos somos calmos, amorosos e pacíficos, como disse Gandhi, estamos apenas esquecidos de nossa própria essência. O trabalho de Yoga para crianças consta de várias atividades e técnicas que, sem sombra de dúvidas, ajuda as crianças a despertar essas pérolas que estão dentro delas.

20 – A yoga ensina as crianças levarem seu paraíso portátil em todos os lugares

yoga-em-familia

Além de todos esses benefícios da Yoga para crianças, o maior objetivo da Yoga é criar condições para que as crianças aprendam que o tesouro repleto de paz, amor e alegria, já está dentro delas; ele está guardado em suas almas, em seus corações e elas podem despertá-lo! Esse tesouro é um paraíso portátil, que pode ser levado para todos os lugares e ser compartilhado com todas as pessoas.

Lindo, não é? Podemos concluir que, ao mesmo tempo em que o trabalho de Yoga para crianças oferece vários benefícios a elas, nós, professores e pais, também somos beneficiados. Isso porque vamos nos tornando adultos melhores. E essa transformação é fundamental, pois as crianças observam o tempo todo o nosso exemplo!

Namastê

 

Aproveite essa oportunidade e agende sua aula experimental!

Fonte: https://crispitanga.com.br/beneficios-da-yoga-para-criancas/

Venha conhecer nosso Studio!

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 350
Água Verde | 80250-120 | Curitiba – PR
Horário: Segunda a sexta-feira das 7h às 21h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *